Biografia

Danielle Jane "Dannii" Minogue, australiana que desde os sete anos de idade prova que é dona de um talento que transcende música, rádio, televisão, teatro e cinema. Com sua afinidade natural para trabalhar com o grande público, Dannii vem atuando no campo do entretenimento por mais de três décadas consecutivas – um feito pouco comum entre as celebridades.

Dannii Minogue começou sua carreira na televisão. Aos sete anos, fez uma audição para o "Young Talent Time" , o programa favorito das famílias australianas, que apresentava atrações musicais comandadas por crianças ao vivo, todo fim de semana. Dannii viria a passar os próximos seis anos no programa, cantando e dançando no horário mais nobre da televisão australiana, tornando-se uma das crianças mais amadas do país. Após sair do programa e sem muito tempo para tomar fôlego, Minogue lançou a linha de roupas "Dannii", participou da novela "All The Way" e logo em seguida foi convidada para compor o elenco de "Home & Away", outra novela australiana de sucesso internacional.
Tamanho sucesso abriu caminho para um contrato com a gravadora australiana Mushroom.

Em 1990, foi lançado na Austrália o álbum "Dannii", com um som bastante urbano e uma levada de R&B americano. O álbum fez um sucesso moderado no país e seus singles "Love and Kisses", "$UCCE$$" e "I Don't Wanna Take This Pain" chamaram a atenção de gravadoras internacionais. Em abril de 1991, a gravadora Alfa relançou o álbum no Japão como "Party Jam" e com uma nova arte gráfica. Já a MCA, da Europa, decidiu promover a cantora por lá, relançando o álbum como um projeto totalmente novo.

O álbum "Love and Kisses" foi lançado pela gravadora MCA no Reino Unido e em alguns territórios europeus em julho de 1991. Com um novo projeto gráfico, faixas remixadas e adição dos singles "Jump To The Beat" e "Baby Love", Dannii estava pronta para dar o passo inicial de sua carreira no continente. A cantora foi convidada para passar três semanas promovendo seu álbum no Reino Unido, mas acabou ficando por quase dois anos! Foi aí que decidiu que era a hora de se mudar definitavamente para a terra da rainha.

No ínicio de 1992, Minogue estrelou o filme "Secrets" com Noah Taylor. Em julho, gravou um cover de "Show You The Way To Go", sucesso na voz dos Jackson 5, para a coletânea "Ruby Trax", que teve seus lucros revertidos para caridade. No embalo do single e já testando o terriório para seu o próximo álbum, a música "Love's On Every Corner" foi lançada como single. Com um novo visual e sonoridade mais pop do que nunca, a MCA decidiu que era a hora de lançar o novo álbum. Dannii passou os próximos meses no estúdio trabalhando em faixas para seu segundo disco. Nessa mesma época, começou a se envolver com o ator Julien McMahon, que havia conhecido nas filmagens da novela "Home & Away".

Em outubro de 1993, foi lançado o álbum "Get into You", uma mistura irresistível de sons urbanos com melodias pop. "This Is It", uma de suas músicas mais conhecidas, foi o carro chefe do álbum e até hoje é lembrada como um hino a alegria. Os singles "This Is The Way" e "Get Into You", lançados em 1993 e 1994 respectivamente, se saíram relativamente bem nas paradas de sucesso e seus remixes revelaram a Dannii um novo território musical: as pistas de dança.

No ínicio de 1995, Minogue fez uma viagem promocional ao Japão, onde lançou dois singles – "Rescue Me" e "Boogie Woogie" – colaborações com o grupo Eurogroove. Ambas canções fizeram grande sucesso na terra do sol nascente e a primeira chegou a ser usada na trilha sonora de um longa-metragem do país, chamado "Sharaku". De volta a Londres, Dannii começou a trabalhar em material para seu terceiro álbum de estúdio. O projeto contava com produção dos maiores nomes da cena dance da época, porém devido a uma quebra de contrato com a gravadora a respeito dos territórios em que o disco seria lançado, o álbum acabou sendo engavetado.

No mesmo ano, Minogue colocou um basta em sua desgastada relação com Julien e se divorciou do ator. Apesar de sempre ter mantido controle na área financeira, a cantora acabou se vendo perdida no meio das inúmeras dívidas que adquiriu durante o casamento e se viu obrigada a aceitar o convite da "Playboy" australiana para um protagonizar um ensaio sensual. A revista, publicada em outubro de 1995, esgotou em menos de quatro dias e figura entre as edições mais vendidas da história da revista. No natal, foi convidada para participar da gravação da música "The Gift of Christmas", que foi lançada como single beneficente da campanha "Childliners".

Em 1996, Dannii se dedicou novamente a televisão, apresentando e participando de diversos programas da televisão britânica como "The Big Breakfast", "Eggs on Legs", "Disney Time", "It's Not Just Saturday" e "Top of the Pops". Mais tarde, em abril de 1997, teve sua estréia nos palcos estrelando a versão australiana do musical "Grease", onde encarnou a personagem Rizzo. Devido ao enorme sucesso do espetáculo, Dannii voltou a montar a peça no ano seguinte.

O ano de 1997 também testemunhou a volta de Dannii ao mundo da música. Altamente inspirado por seu amor a dance music, o álbum "Girl" foi lançado em setembro pela gravadora Eternal (vertente dance da Warner). Com a produção do até então desconhecido grupo Xenomania, o disco foi bem recebido pela crítica especializada e caiu nas graças do público clubber. "All I Wanna Do" marcou o retorno de Minogue às rádios e se tornou seu primeiro #1 nos Club Charts. Os outros singles do álbum, "Everything I Wanted" e a épica "Disremembrance", repetiram o feito e também alcaçaram a mesma posição nas paradas. Para celebrar o sucesso do álbum, Dannii iniciou sua primeira turnê pelo Reino Unido, a "Unleashed '98", que percorreu diversas cidades do país.

Após finalizar sua primeira turnê pelas terras britânicas, Dannii voltou para Austrália para dar ínicio a mais uma temporada do espetáculo "Grease". No mesmo ano, a gravadora Mushroom, como parte das comemorações de seu aniversário de 25 anos, lançou as coletâneas "The Singles" e "The Remixes", que continham todos os singles da cantora e seus melhores remixes, respectivamente. "Coconut", a faixa escondida do álbum "Girl", foi lançada como single apenas na Austrália para promover os lançamentos e, devido a sua baixa tiragem, permanece até hoje como um dos itens mais desejados pelos colecionadores.

Ainda em 1998, Dannii, após ter se apresentado diversas vezes ao longo dos anos no festival "Sydney Gay and Lesbian Mardi Gras", foi convidada para compor a canção tema do evento. A música "Everlasting Night", originalmente composta para seu álbum de 1995, foi retrabalhada e lançada como single em janeiro do ano seguinte. O clipe, co-dirigido pela própria cantora, foi uma homenagem a comunidade gay da Austrália.

Entre os anos de 1999 e 2001, Minogue voltou aos palcos, estrelando as peças "Macbeth" de Shakespeare, "The Vagina Monologues" e o musical "Notre-Dame de Paris". Sua performance como a personagem Esmeralda em "Notre-Dame" a garantiu o prêmio de "melhor cantora em um musical" do Maxim Awards e silenciou críticos que duvidavam de suas habilidades vocais. Nessa mesma época, Dannii começou a namorar o piloto canadense Jacques Villeneuve. O casal chegou a ficar noivo, porém o relacionamento chegou ao fim no início de 2001. Nessa época, Dannii fez uma aparição no show beneficente para vítimas da AIDS "The Lighthouse Foundation", onde cantou seus maiores sucessos e três demos de um álbum de rock que até hoje permanece engavetado.

Depois de um tempo afastada do mundo pop, Dannii foi convidada para vocalizar a faixa "Stringer" do produtor neerlandês Riva. O resultado foi a canção "Who Do You Love Now?", que fez um enorme sucesso nas paradas de sucesso (tanto européias, quanto americanas) e veio a se tornar seu quarto #1 consecutivo nos Club Charts. Impressionada com o sucesso do single, a gravadora London Records (outra subsidiária da Warner) assinou contrato com Minogue para a gravação de seis álbuns.

Minogue passou o ano de 2002 trabalhando em seu quarto álbum de estúdio. Durante as gravações do disco, conheceu e começou a namorar Craig Logan, baixista do Bros. Os dois chegaram a ficar noivos mas o relacionamento chegou ao fim no mesmo ano. Ainda em 2002, Dannii lançou o single "Put The Needle On It" que foi visto como um grande retorno da carreira da australiana e alcançou o topo das paradas de vários países. A música também chegou ao primeiro lugar dos Club Charts.

Em 2003, o álbum "Neon Nights" foi lançado. O disco foi um sucesso de público e gerou as melhores resenhas da carreira de Dannii. "I Begin To Wonder" foi o single de maior sucesso do álbum e chegou ao segundo lugar das paradas britânicas (de qualquer forma, foi o sexto #1 nos clubs) e fez grande sucesso em toda Europa, Austrália e também na América. O single "Don't Wanna Lose This Feeling" foi remixado em um mash-up com "Into The Groove" da Madonna e fez com que Dannii fosse a primeira artista autorizada pela própria cantora a lançar um bootleg com uma de suas músicas. O resultado, como já era de se esperar, foi mais um primeiro lugar nos clubs - o sétimo consecutivo.

O sucesso do álbum fez com que Minogue ganhasse seu próprio programa de rádio. "Dannii Minogue's Neon Nights" apresentava os lançamentos dos grandes DJs (incluindo material exclusivo que os DJs encaminhavam exclusivamente pra ela), sucessos antigos dos anos 80 e 90 e também músicas da própria cantora. O programa bateu recordes de audiência e tornou-se o primeiro programa de rádio a ser transmitido simultaneamente no Reino Unido e na Austrália. No ano seguinte, Dannii já havia começado a trabalhar em faixas para seu quinto álbum, quando a London Records foi comprada pela Warner. Os executivos queriam que a cantora continuasse na gravadora, porém ela teria esperar um ano até que a homologação das companhias estivesse pronta para lançar seu novo material. Dannii preferiu não esperar e assinou um contrato com a gravadora independente All Around The World Records.

Em outubro de 2004, foi lançado o primeiro single pela nova gravadora. "You Won't Forget About Me", uma colaboração com o grupo Flower Power, alcançou o Top 10 das paradas britânicas e se tornou o oitavo #1 de Dannii no país. No mesmo ano, posou nua em uma campanha referente ao Dia Mundial da AIDS, promovida pelo grupo "Terrence Higgins Trust". Minogue foi nomeada como embaixadora da juventude da organização.

No ano seguinte, Dannii estrelou o curta britânico "The Porter", com Brian Ferry. Em seguida, começou a trabalhar em material para seu primeiro álbum pela AATW. O disco estava tomando forma e alguns nomes de possíveis singles (como "Love Fight" e "Fear Of Flying") já começaram a pintar na rede. Depois de mêses de cancelamentos e adiamentos, o single "Perfection" foi lançado em outubro de 2005. A música, colaboração com os produtores SoulSeekers, se saiu bem nas paradas e contabilizou o nono #1 de Dannii nos clubs. Após seu lançamento, a cantora voltou ao estúdio para continuar gravando novas músicas para o álbum.

Em 2006, Minogue passou por grandes problemas em sua vida pessoal. No começo do ano, Kylie estava enfrentando uma doença muito séria e a família toda estava sofrendo junto. Como se não bastasse, uma grande amiga de Dannii veio a morrer da mesma doença meses depois. Foi nessa época que a cantora começou a ficar dependente das aplicações de botox, com intuito de "esconder" sua tristeza e continuar dando força à irmã e apoiando seus familiares. A pressão em que Dannii se encontrava na época foi canalizada na canção "So Under Pressure", carro chefe de sua coletânea "The Hits and Beyond", lançada em junho do mesmo ano. A música ainda veio a se tornar seu décimo #1 nas paradas dos clubs.

Em novembro, Kylie já estava apresentando sinais de melhora. Dannii se apresentou no especial "Children in Need" da BBC com um cover do clássico "He's The Greatest Dancer". Devido ao sucesso da apresentação, a música também chegou ao primeiro lugar dos Club Charts do Reino Unido (totalizando onze hits consecutivos), mesmo sem o lançamento de um single físico no país. No fim do ano, Minogue voltou para Austrália com a família e se apresentou no especial "The Spirit of Christmas" com a música "I'll Be Home For Christmas". O "ressurgimento" de Dannii em sua terra natal chamou a atenção do Channel 7, que logo escalou a cantora para um novo programa de TV.

O ano de 2007 foi marcado pelo retorno de Dannii à telinha. No primeiro semestre, Minogue, acompanhada dos jurados Red Symons e Tom Burlinson, deu início a primeira temporada de "Australia's Got Talent" em sua terra natal. O programa foi um grande sucesso de público e de crítica, que elogiava principalmente a performance de Dannii como jurada. O retorno positivo do programa logo chegou aos ouvidos de Simon Cowell, criador da franquia "Got Talent", que tratou de convidar a australiana para integrar o painel de jurados do "X-Factor" no Reino Unido.

Dannii tornou-se a quarta jurada do "X-Factor", unindo-se a Simon Cowell, Louis Walsh e Sharon Osbourne na busca pelo melhor talento do Reino Unido. A participação de Minogue no programa foi recebida com críticas bastante negativas, a maioria questionando se a cantora realmente merecia estar atuando como jurada em um show de talentos. Além disso, Sharon parecia fazer de tudo para deixar claro que não estava feliz com a idéia de dividir as atenções da mídia com Dannii e por diversas vezes realizou ataques pessoais contra a australiana – diante das câmeras e também longe delas. Apesar da recepção pouco calorosa, Minogue mostrou a que veio e saiu vitoriosa já que Leon Jackson, um de seus finalistas no programa, venceu a competição (Rhydian Roberts, outro cantor da categoria de Dannii, ficou em segundo lugar). Após o fim da temporada, Sharon saiu do programa alegando diferenças inconciliáveis com Minogue.

Em novembro de 2007, a Warner lançou a compilação "Unleashed", composta de material inédito gravado em 2004 na London Records e o DVD "The Video Collection", com todos os videoclipes da australiana, além de edições remasterizadas dos álbuns "Girl" e "Neon Nights", lançados 1997 e 2003, respectivamente.

Ainda em novembro, a gravadora AATW lançou o álbum digital "Club Disco", que compilou todo o material gravado por Dannii entre os anos de 2005 e 2007 com a adição de faixas inéditas como um cover do clássico "Xanadu" e "Do You Believe Me Now?", uma colaboração com o produtor Roger Sanchez. Para fechar o ano, foi lançado o single "Touch Me Like That" que contou com a produção de Jason Nevins. Apesar da falta de promoção, a música chegou ao primeiro lugar nos Club Charts do Reino Unido, somando 12 hits consecutivos no topo – mais do que qualquer outro artista.

Em 2008, Minogue voltou para terra do canguru para estrelar mais uma temporada de "Australia's Got Talent". Aproveitando a presença da cantora no país, a gravadora Central Station lançou uma edição física do álbum "Club Disco" por lá, incluindo no pacote um segundo CD repleto de remixes. Em abril, Dannii fez um pocket show exclusivo em uma festa promovida pela MAC Cosmetics no "Australian Fashion Week". Antes de dar ínicio as gravações do "X-Factor", Minogue fez parte da campanha "Great Walk to Beijing" criada por Olivia Newton-John. Dannii e diversos artistas percorreram o deserto de Gobi na China por um mês com o intuito de chamar a atenção da mídia e arrecadar fundos para construção de um centro de tratamento e pesquisa do câncer na Austrália.

No mês de agosto, Dannii voltou a televisão britânica com a segunda temporada do "X-Factor", que trouxe Cheryl Cole substituindo Sharon Osbourne na bancada dos jurados. Em setembro, Dannii apresentou a premiação "Nickelodeon UK Kids' Choice Awards 2008" e em dezembro, foi votada a celebridade do ano pelos leitores do jornal "Metro". No mesmo mês, foi lançada a coletânea digital "The Early Years", com o melhor de seus dois primeiros álbuns de estúdio. Ainda em 2008, Dannii conheceu Kris Smith, ex-jogador de rugby, com quem namora até hoje.

O ano de 2009 foi marcado por mais televisão (e um novo corte de cabelo). No começo do ano, Minogue retornou a sua terra natal para participar da terceira temporada de "Australia's Got Talent" e em agosto, deu o pontapé inicial a mais uma temporada do "X-Factor". Com uma carreira consolidada na televisão britânica, Dannii ganhou o prêmio de personalidade do ano da revista "Cosmopolitan", além de ter sido a mais votada em diversas pesquisas de moda e comportamento. Em setembro, Dannii relembrou seus dias de rádio apresentando o programa "Kyle & Jackie O" na Austrália. Em novembro, Minogue foi convidada para participar do programa "Piers Morgan's Life Stories", onde falou sobre diversos assuntos de sua vida pessoal, muitos deles jamais comentados antes, como o casamento com Julien, o ensaio para "Playboy" e a luta contra a doença de sua irmã. A humildade e a honestidade que Dannii demonstrou na entrevista ajudou a cementar ainda mais sua imagem positiva com o público do Reino Unido.

No fim do ano, foram lançadas edições deluxe de seus dois primeiros álbums de estúdio – "Love and Kisses" e "Get into You" – e a compilação "The 1995 Sessions", contendo material gravado entre os anos de 1994 e 1995 para o terceiro álbum de estúdio, que acabou sendo engavetado.

O ano de 2010 mal começou e Minogue já está cheia de planos – retorno musical, auto-biografia, lançamento de uma grife, retorno ao "X-Factor" – o céu parece ser o limite para essa íncrivel australiana e nós estaremos aqui, acompanhando cada passo dessa jornada!

Fernando Machado
Página principal